quarta-feira, 1 de junho de 2011

Missionário Xaveriano nas Filipinas


Sou Angelo, 24 anos, natural de Cantagalo-Pr. Faço parte da congregação dos Missionários Xaverianos.  Em 2009 conclui minha etapa no Brasil e fui destinado para as Filipinas com o objetivo de estudar teologia. Filipinas é um grande arquipélago de ilhas localizado no sul doeste do continente Asiático, exatamente onde o nosso querido São Francisco Xavier passou evangelizando a mais de 500 anos atrás.     
No começo não há outro trabalho do que dar os primeiros passos  a  adaptação e ao aprendizado da  língua local que afinal de contas são duas: English e Tagalog, é uma etapa muito importante, pela qual tenho aprendido muito.  
 No momento acompanho um grupo de adolescentes na periferia de Marikina. É um grande grupo cheio de entusiasmo e talento pois cantar, dançar e fazer teatro  são com eles mesmos.  Porém o trabalho mais desafiador tem sido com o  “Peacemaker’s circle”, é um grupo de diálogo inter-religioso. Sabemos que é um grande desafio para Igreja hoje  mas temos que aprender  acolher as diferenças e trabalhar juntos. Diálogo inter-religioso sem duvida é uma experiência diferente do que um trabalho na paróquia,  mas tem sua extrema importância para construir um mundo com  liberdade de expressão religiosa. Assim como grupo temos promovido diálogos e eventos em prol  da  paz entre as religiões.  
  No entanto quando vamos para outro lugar não conseguimos negar as diferenças, mas seria um crime não reconhecer o mesmo Cristo lá, pois como diz o nosso fundador São Guido Maria Conforti “Cristo é tudo em todos” 
Angelo Sx

Nenhum comentário: