quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Dia Mundial das Missões!

O Dia Mundial das Missões deste ano nos traz – com a mensagem do Papa “Como o Pai me enviou, eu vos envio” (Jo 20,21) – um fato marcante para toda a Igreja: a canonização de um santo missionário, São Guido Maria Conforti!

Um pouco como aconteceu na vida de nossa padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus, também o novo Santo Conforti viveu o ardor missionário além-fronteiras sem poder realizá-lo, ou melhor, realizando-o plenamente de outra maneira, o que também nos estimula e convida.

Nascido em Parma (Itália) em 1865, desejou ardentemente continuar a obra de São Francisco Xavier quando, ainda jovem, leu a vida do grande evangelizador do Oriente. Ordenado padre, e sem poder partir para as Missões da China por ter uma saúde frágil, decidiu fundar uma Congregação missionária, à qual deu o nome de “xaveriana”. Com 34 anos de idade, em 1899, via seus primeiros padres partirem para a China...

Mais tarde foi nomeado Bispo e continuou a acompanhar a Congregação Xaveriana, acumulando o pastoreio das duas dioceses que lhe foram confiadas (Ravenna e Parma) com o apoio total à recém-criada Obra da União Missionária do Clero, da qual foi o primeiro Presidente.

Passados tantos anos, tivemos a alegria de festejar neste mês (dia 15) o Jubileu de 50 anos de Sacerdócio de um desses filhos de São Guido Conforti, o Pe. Sávio Corinaldesi, 75, entre nós no Brasil desde os 32 anos de idade como missionário xaveriano em muitas regiões do país (sobretudo na Amazônia) e, desde 2002, ajudando a criar esse espírito missionário como secretário nacional das Pontifícias Obras, primeiro da Infância e Adolescência Missionária e, ultimamente, da União Missionária e da Obra de São Pedro Apóstolo. Parabéns, Pe. Sávio, digno herdeiro de um santo, São Guido Maria Conforti!

Hoje os Missionários Xaverianos estão espalhados pelos cinco continentes, levando o Evangelho de Cristo e sua caridade às populações africanas do Moçambique, Sierra Leoa, Congo, Burundi, Camarões, Tchade, e também na Indonésia, Filipinas, Bangladesh, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Itália (naturalmente), Espanha, México, na amada China e no nosso querido Brasil.

O que Deus não faz na vida dos Santos, não? Do sim generoso de um jovem sacerdote faz brotar inumeráveis vocações missionárias – masculinas e femininas (depois vieram as Irmãs Xaverianas...) – através dos tempos futuros e de tantos países e culturas diversas.



São Guido Maria Conforti, rogai por nós!
Feliz dia Mundial das Missões! 

Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa (PR) e Presidente da Comissão da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Nenhum comentário: