quarta-feira, 22 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

A Eucaristia é o dom precioso do Pai que nos deu Jesus Cristo, o verbo encarnado que assumiu nossa humanidade em Maria por obra do Espírito Santo e que, pela ação do mesmo Espírito continua no mistério da encarnação e sua presença entre nós. A Eucaristia alimenta nosso espírito, nos transforma, nos dá força.
Não é o alimento eucarístico que se transforma em nós, mas nós que acabamos misteriosamente mudados por ele. A vida espiritual consiste nesta transformação, passamos a viver e agir como Jesus nos pediu. Anunciando o dom da eucaristia, Jesus assegura-nos: Quem come deste pão viverá eternamente.
 A vida eterna para nós se inicia nas pequenas e grandes mudanças que acontecem no encontro com o senhor pelo sacramento da eucaristia.  
A Eucaristia torna possível um modo novo de viver, santifica nossa existência, dá plenitude ao nosso ser e ao nosso agir. A Eucaristia deve estar no centro de nossa vida.
"Na Eucaristia Cristo fez-se alimento de verdade para nós, a Igreja dirige-se
ao ser humano, convidando-o a acolher livremente o dom de Deus. "Bento xvi".
Neste dia do Corpo e sangue do senhor que saibamos demonstrar nossa fé na santa Eucaristia. Infelizmente para muitos católicos é um dia como outro qualquer, porque se perdeu o valor ou se dá pouco valor a Eucaristia. Que saibamos valorizar esse grande gesto de amor de Deus e demonstrá-lo através da nossa adoração ao santíssimo sacramento.
 "O Santo Padre nos alerta: nossa fé corre perigo quando se deixa de sentir desejo de participar da celebração eucarística".
 Peçamos a Deus a graça de sentir desejo de participar da santa missa e mais ainda desta demonstração de fé pelas ruas de nossas cidades em que temos a nossa frente não uma imagem, mas o próprio Senhor como o pão descido do céu.
Em Cristo

terça-feira, 21 de junho de 2011

Experiência missionária em Baguio/Filipinas (II)


“Tende confiança no Espírito Santo porque Ele pode realizar em vocês grandes coisas.” (Madre Cabrini)
Apoiadas na fé e confiança que o Espírito Santo caminha conosco e nos objetivos da Evangelização diocesana e da Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, desejamos continuar a nossa caminhada, tendo como meta central: Desenvolver uma Pastoral Evangelizadora que possa atingir as raízes da cultura, dos valores e da religiosidade do nosso povo.
Sempre a partir da formação de lideranças para serem no se meio: pessoas de boa vontade, cristãos comprometidos integrando fé e vida e cidadãos Filipinos responsáveis, honestos e transformadores.
Como?
1-   Continuar consolidando as CEBs, com formação de lideranças, círculos bíblicos, conscientização para o engajamento político.
2-   Organizar encontros de aprofundamento Teológico Pastoral para todas as lideranças e o povo em geral.
3-   Atenção ao problema de Imigração. São 10 milhões de Filipinos no mundo.  Todos os dias saem do País entre 3000 a 5000 mil pessoas em busca de sobrevivência em vários Países do Oriente, USA Canadá e Europa.
4-   Pastoral dos jovens no Centro Cabriniano e na Paróquia de Irisan. Atenção especial aos jovens presos com programas semanais.
5-   Forte ênfase no ministério da justiça e paz. Num país com 25 milhões de crianças vivendo com suas famílias abaixo do nível de pobreza absoluta e uma mentalidade de corrupção generalizada, não podemos ficar parados, principalmente quando     90% da população se declaram católica. É gritante a dicotomia entre fé e vida.
6-   Lutar pela vida em todas suas fases e situações.
7-   Nossa sociedade é Matriarcal, onde a mulher ocupa lugar de destaque na liderança da família, na cultura e na gestão social, porém, temos que lutar para que seus direitos sejam sempre mais respeitados, especialmente a mulher indígena e a do campo.
8-   Especial atenção ao tráfico de seres humanos. As Filipinas é um dos países onde isto é altamente praticado.
9-   Programas de profissionalização dos pais para que possam aumentar sua renda familiar.
10- Assistência material e religiosa na Escolinha rural de Yagyagan.
11- Catequese dos sacramentos: desde o Batismo até o matrimônio.
Este é, em síntese, nosso ministério Pastoral.  Caminhamos com um povo multi-étnico, porém tolerante, acolhedor, guerreiro em busca de meios para uma vida digna fundamentada na fé e na partilha.
Com Ele, por Ele e Nele, é um privilégio sermos Evangelizadas e Evangelizar nesta terra Santa chamada Filipinas. 
                                     Ir. Terezinha Lumbieri MSC