domingo, 9 de fevereiro de 2014

MINISTÉRIOS DE ACOLITATO E LEITORATO



wellington com seus pais.
Os seminaristas, já na fase final de sua preparação para o sacerdócio recebem os ministérios de Leitor e Acólito antes de serem ordenados diáconos.
Assim sendo dia 11 de Janeiro 2014 Dom Salvador Paruzzo Diocese de Ourinhos SP instituiu os ministérios ao seminarista Wellington Rodrigues Moreira da Comunidade Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Timburi SP.
O que são os Ministérios de Leitorato e Acolitato?

São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).

O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extra ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.
Dom Salvador Paruzzo

Disse Wellington: “Quando recebi os ministérios senti uma grande alegria... Foi como se todos os amigos estivessem comigo. É algo que não cabe nas palavras. Senti Deus me olhar nos olhos e o primeiro chamado se refez e assim tomei fôlego para prosseguir nesta aventura Rumo ao sacerdócio a serviço do povo de Deus. Quero amar e me doar para que todos sejam um em Cristo!”

Nosso querido Papa Francisco falando aos seminaristas, noviças e quanto os que estão em caminhada vocacional disse: 

 “Queridos jovens, quanto mais a missão vos chamar para ir para as periferias existenciais, tanto mais o vosso coração se mantenha unido ao de Cristo, cheio de misericórdia e de amor. Aqui reside o segredo da fecundidade pastoral, da fecundidade de um discípulo do Senhor. Com grande confiança vos  confio à intercessão de Maria Santíssima. Ela é a Mãe que nos ajuda a tomar as decisões definitivas com liberdade, sem medo. Que Ela vos ajude a testemunhar a alegria da consolação de Deus, sem ter medo da alegria; Ela vos ajude a conformar-vos com a lógica de amor da Cruz, a crescer numa união cada vez mais intensa com o Senhor na oração. Assim a vossa vida será rica e fecunda!”
Wellington com sua família
Que Deus abençoe tua vida/vocação/missão Wellington. Conte sempre com nossas orações e nosso amor fraterno.
Rita Leite

Nenhum comentário: